Search
Close this search box.

Tímpano perfurado é perigoso?

Inicialmente, para contextualizar, o termo técnico para tímpano perfurado é otite média crônica e existem diversos subtipos.

Sabemos que o tímpano é uma membrana que tem entre as suas principais funções a transmissão do som e a proteção das estruturas internas da orelha. Quando o tímpano é perfurado, as delicadas estruturas internas da orelha estão vulneráveis a agentes externos (como bactérias, fungos, água, sujeira) por perda da barreira anatômica natural. Além de resultar em uma diminuição da audição.

Na vigência de uma infecção, diversas complicações podem ocorrer, aí estão os perigos do tímpano perfurado!!!

Me sinto bem à vontade para falar sobre esse assunto, uma vez que já publiquei capítulos de livros e diversos artigos científicos sobre o tema. Foi, inclusive, o tema da minha tese de Mestrado!

As complicações costumam acometer as estruturas que estão localizadas no interior da nossa orelha. Dentre as principais complicações temos:

Paralisia facial : dentro do nosso ouvido, passa o nervo facial, que é responsável, principalmente, pela movimentação do nosso rosto- fechar os olhos, sorrir e franzir a testa. Com o ouvido infeccionado o nervo facial fica vulnerável a ser acometido pela infecção, podendo resultar em uma paralisia facial.

Piora da audição: dentro da orelha em uma região conhecida como orelha média, temos 3 ossinhos da audição, que se conectam entre si para transmitir o som. Com o tímpano perfurado e ainda mais com a infecção, esses ossinhos podem perder o contato entre si – particularmente a bigorna- resultando em uma perda auditiva.

Labirintite: o labirinto é o nosso órgão periférico do equilíbrio. se ele for acometido por uma infecção, geralmente ocorre uma violenta crise de tontura associada à uma perda auditiva que costuma ser severa e definitiva.

Meningite: devido a íntima relação da orelha com o cérebro e por existir comunicação entre eles, a meningite pode ocorrer na vigência de uma otite. É uma infecção grave do sistema nervoso central e se não tratada adequadamente pode levar à morte.

Mastoidite: é uma infecção que se manifesta com inchaço e vermelhidão atrás da orelha. Costuma ser acompanhada de febre e muita dor no local. Em alguns casos pode necessitar de uma drenagem cirúrgica.

Trombose do seio sigmóide: O seio sigmóide é uma importante veia do cérebro que tem íntima proximidade com o ouvido. Em alguns casos ela pode ser inflamada, resultando em fortes dores de cabeça , podendo ter febre tipicamente em dias alternados.

Existem ainda outras complicações que podem ocorrer. Sem falar no prejuízo social que um ouvido constantemente úmido acarreta.

Felizmente com os antibióticos modernos estas complicações diminuíram bastante a sua ocorrência, no entanto as complicações são graves e podem resultar em sequelas.

Portanto, não negligencie um ouvido que vaza de vez em quando, consulte um médico especialista, no caso um otorrinolaringologista.

O tímpano perfurado (as otites crônicas) tem cura. Com o tratamento adequado você poderá ter uma vida normal e livre de riscos!

Dúvidas? Sou todo ouvidos!!!