Biografia
Carrego em meu DNA a relação com a Medicina. Meu avô, Dr Emir Bortoluzzi, nascido em Pedras Grandes, no Sul do Estado de Santa Catarina formou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná no ano de 1946. Então iniciou sua carreira de médico na cidade de Orleans em Santa Catarina. Apesar de ser Ginecologista e Obstetra por formação, exercia a Medicina em sua plenitude, fazendo os mais variados tipos de procedimentos, como era comum naquela época. Sua diligência com a profissão lhe rendeu uma ilustre reputação. Até hoje seu legado permanece vivo na região, tendo uma estátua em sua homenagem no Hospital da cidade.
Lá teve 6 filhos, 2 dos quais se tornaram médicos, sendo 1 deles a minha mãe, Jeanne. Meus pais se conheceram na faculdade de Medicina em Curitiba. Meu pai, Edison Luis Sales de Albuquerque Maranhão (in memorian), tornou-se um exímio cirurgião torácico e minha mãe uma excelente Cardiologista.
Tiveram 2 filhos que escolheram a Medicina como profissão, meu irmão, Bruno, é cirurgião do aparelho digestivo em Curitiba e eu, o caçula, optei pela Otorrinolaringologia.
Casado com uma também médica, Lilian, temos 2 filhos. Apesar de ser rodeado por médicos desde muito cedo, estive na condição de paciente por algumas vezes na minha vida e, particularmente em dois momentos bastante difíceis, de muito sofrimento, foi onde pude extrair aprendizados valiosos. Nessas situações, percebi 2 virtudes essenciais para boa prática médica. Virtudes essas que senti muita falta na condição de paciente: a empatia e a capacidade de ouvir.
É necessário que o médico tenha muito zelo ao comunicar um diagnóstico ou propor um tratamento e o profissional deve sempre ter a capacidade de se colocar na posição do seu paciente. E, a capacidade de ouvir o paciente, talvez o aspecto mais importante de uma consulta médica, muitas vezes negligenciado, levando a diagnósticos imprecisos e condutas não resolutivas. Dessa forma, tendo vivenciado essas situações adversas como paciente, busquei evoluir e incorporei essas 2 virtudes à minha prática profissional.
Sinto muito orgulho dessa biografia da minha família na qual o amor à Medicina é uma constante entre as gerações!
“Acredito que a medicina de qualidade exige uma combinação de conhecimento técnico profundo e um cuidado humanizado, sempre buscando o melhor para o paciente.”
— Dr. André Maranhão